Websérie mostra desafios vividos por mulheres na pandemia
A websérie Manual 2022 retrata histórias de mulheres que enfrentaram a pandemia em Rondônia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco
Crédito: Divulgação
Por: Gabriel Murga – Lupa do Bem / Favela em Pauta
A série “Manual 2022: Estratégias para Tempos Difíceis” apresenta histórias de mulheres que, através da organização popular, resistem e enfrentam os desafios causados pela pandemia da covid-19 em Rondônia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
A produção foi realizada por um projeto-piloto de micro-financiamento de produtores independentes, com objetivo de fortalecer o papel do documentário como ferramenta de impacto social e tem coprodução da própria plataforma.
A série está disponível gratuitamente na plataforma de documentários online Bombozila.com. Criada em 2016, pelo comunicador brasileiro Vito Ribeiro e pela comunicadora chilena Sabina Alvarez, a Bombozila.com é uma plataforma de documentários independentes da América Latina e Caribe com mais de 500 filmes catalogados.
“É necessário compartilhar histórias como as dessas mulheres que não apenas resistem ao aprofundamento da crise social e sanitária, mas também demonstram a infinda capacidade popular de se organizar, criar e produzir redes de solidariedade e estratégias de luta popular”, explica Ellen Francisco, coordenadora da produção.
Os quatro episódios da websérie Manual 2022
Dirigido por David Amen o episódio “APOIAR” retrata a estória coletiva de Mônica Cunha, forjada na luta por direitos e no apoio a mães também vítimas de violência do Estado, e que durante a Pandemia viram agravar as violações de direitos nas favelas do Rio de Janeiro.
O episódio “RETOMAR”, de Alass Derivas, aborda a retomada das terras ancestrais do povo Xokleng Konglui na Floresta Nacional de São Francisco de Paula, liderada pela Cacica Cunllung em resposta aos avanços do ex-ministro Salles e sua boiada.
No episódio “COMPARTILHAR”, com direção de Raíssa Dourado, a protagonista Marcia Mura, diante de todo o descaso e abandono dos povos indígenas, organiza uma rede de solidariedade com campanhas de doações e informações sobre o coronavírus para os povos Mura e outros parentes na região do distrito de Nazaré, em Rondônia.
Por fim, no episódio “ACOLHER”, de Ethel de Oliveira, somos apresentados à Luiza Cavalcanti, gestora do Sítio Ágatha, espaço afroecológico, feminista e antirracista na Mata Norte de Pernambuco que, além da realização de doações de alimentos, realiza acolhimento para mulheres.
Como apoiar e acompanhar a Bombozila.com
A plataforma e produtora desenvolve atividades em diferentes frentes, a exemplo de produções audiovisuais, como a websérie premiada “Na Fila do SUS”, cursos de formação audiovisual e de comunicação, mostras, debates e apoio técnico para coletivos de videoativismo, entre outras atividades.
Para saber mais acesse, acessa a plataforma Bombozila.com. É possível acompanhar as atividades nas redes sociais, por meio do Instagram: @bombozila.