Milhares de visitantes aos fins de semana em 450 mil metros quadrados: você conhece o Parque de Madureira?

Parque de Madureira é o coração verde da zona norte do Rio de Janeiro e leva diversão, lazer, cultura e educação aos moradores.

25.04.23

Inaugurado pela prefeitura em junho de 2012 e ampliado em 2015, o Parque de Madureira Mestre Monarco é um espaço de 450 mil metros quadrados localizado entre os bairros de Madureira e Guadalupe, na zona norte do Rio de Janeiro.

Com milhares de visitantes durante os fins de semana, o parque tornou-se o coração verde da região. Seu espaço abriga quadras polivalentes, playgrounds e academia da terceira idade. A estrutura ainda possui um Centro de Educação Ambiental, criado com o objetivo de disseminar conceitos de sustentabilidade, e o Skate Park, considerado um dos mais completos da América Latina. O Parque de Madureira leva diversão, lazer, cultura e educação para a região. A maioria dos frequentadores são cariocas, mas o local está aberto a qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo. 

Desde sua inauguração, ele se transformou no principal point da região, atraindo os adeptos do samba, pagode, hip hop, da MPB, do rock brasileiro, entre outros. Os frequentadores utilizam o espaço para praticar atividades físicas, comemorar aniversários, confraternizações, caminhar, andar de bicicleta, se encontrar ou simplesmente contemplar a beleza do local, que é bem diversa. Também é um ótimo espaço para levar crianças e idosos.

Logo na entrada principal você vai ver a Praça do Samba Paulo da Portela, um dos maiores palcos a céu aberto da cidade, uma estrutura enorme que comporta uma bateria de escola de samba completa. Lá é onde acontecem diversos tipos de show, “batalhas” de Tik Tok, além de ensaios de danças de todos os tipos.

O local também contempla a Casa de Convivência Clara Nunes, com atividades gratuitas para os idosos a partir de 60 anos. O objetivo? Gerar impacto direto na promoção da saúde física, mental e emocional dos frequentadores. 

A Nave do Conhecimento, um espaço interativo para estimular a busca por conhecimento, também está localizado no parque e é totalmente aberto à população, disponibilizando gratuitamente diversas possibilidades tecnológicas. A Nave promove cursos e atividades que visam potencializar a experiência digital, além de contribuir para o ingresso de jovens e adultos no mercado de trabalho através da capacitação em conhecimentos específicos tecnológicos.

Há ainda diversos jardins projetados. Entre eles, um Jardim Sensorial e um pequeno Jardim Botânico.Outro espaço é a Arena Carioca Fernando Torres, onde acontecem diversos eventos como apresentações de Jongo, feiras de artesanato e muitas apresentações culturais.

Por lá, você ainda vai encontrar equipamentos de ginástica ao ar livre, três pistas de skate para todos níveis, parquinhos, diversas quadras de esportes como de futebol, vôlei, basquete de rua, futebol society, área de prática de bocha, mesas de tênis de mesa, jogos de dama, pistas de patins, lagos, ciclovia, serviço de bicicletas compartilhadas, brinquedos para as crianças e muito mais. E o que não faltam são lugares para você se refrescar no verão.

O Parque de Madureira é um local com estrutura para passar o dia inteiro. Há quiosques espalhados em diversos pontos com refeições, lanches e bebidas para todos os gostos. Mas, se preferir, você também pode levar sua própria comida e bebida, pois há estruturas cobertas para piquenique e muitos banheiros por todo o território do parque.

A limpeza é de responsabilidade da Companhia de Limpeza Urbana (CONLURB). A segurança está presente através de um circuito interno de câmeras e diversos postos da Guarda Municipal, com rondas realizadas com frequência, além da presença constante da Polícia Militar.

Em junho de 2022, o Quiosque Moise, (Moïse), foi inaugurado dentro do parque. Segundo a Agência Brasil, o projeto foi realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pela concessionária Orla Rio, como uma oportunidade de negócio para a família empreender e disseminar a cultura do Congo aos cariocas e turistas. 

O Parque de Madureira é mais frequentado aos fins de semana, feriados e vésperas de feriados, mas nunca está deserto: sempre tem alguém fazendo algum tipo de atividade ou simplesmente passeando. 

Você, de qualquer lugar do mundo, deve visitar o Parque de Madureira. É uma experiência inenarrável. Aproveite! O Parque de Madureira é seu, é nosso!

Para saber dos principais eventos e outras informações, siga o parque no Instagram

    Passeios Gratuitos Luís Carlos
    Passeios Gratuitos Luís Carlos
    Precisando de: Doações
    Localização
    Apoio
Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas