Projeto incentiva consumo natural e sustentável por meio de feiras no Rio de Janeiro

Prateleira Colaborativa busca gerar renda para produtores artesanais. Produções são artesanais, orgânicas e sustentáveis

15.06.23

Um espaço onde produtos artesanais, orgânicos e sustentáveis de vários empreendedores se encontram em um só lugar. A Exposição Prateleira Colaborativa tem os objetivos de incentivar a cultura do consumo natural e sustentável, ao público em geral, e gerar renda para o produtor artesanal e para a agricultura familiar.

Segundo o idealizador, Marcos Andrade, o projeto tem um formato inovador. É um trabalho colaborativo que foge do tradicional e cria formas inovadoras para dar visibilidade aos produtos, já que é montada nos centros de shoppings. A estratégia aumenta a possibilidade e sucesso de vendas, já que o cliente não precisa investir tempo acessando o interior de uma loja. 

Como nasceu o projeto?

Marcos Andrade percebeu, após participar de inúmeras feiras, que o produtor necessitava de um lugar fixo para exposição dos seus produtos, sem investir tempo nas vendas, deixando sua produção de lado – às vezes por vários dias. Além disso, tendo um espaço fixo e a comercialização dos produtos a cargo de vendedores experientes, entendeu que eles teriam resultados mais expressivos na geração de renda para esse grupo de pessoas.

O fundador do projeto é formado em Relações Públicas e, desde 2017, está no meio de Feiras de Produtos Naturais, de exposição por longos períodos, para produtores e participantes da agricultura familiar em shoppings do Rio de Janeiro. Ele foi responsável pela organização das feiras Todos & Juntos e Isto é Muito Natural em diversos shoppings, como Cittá América, Recreio Shopping, Casa & Gourmet, Barra Garden, Barra World, Via Parque e Metropolitano, através da Incubadora de Projetos para geração de renda para pequenos produtores, Mercado Muito Natural.

Como funciona?

É um sistema de aluguel. Ou seja: o produtor artesanal e o agricultor familiar alugam uma prateleira pagando uma taxa mensal sobre o que vendem. As vendas e o estoque podem ser controlados através de um sistema exclusivamente online e o reabastecimento da sua prateleira é realizado sempre que necessário. 

Os participantes têm acesso  a fotógrafos para registrar seus produtos de forma profissional, e as imagens podem ser usadas em divulgações nas redes sociais. O evento sempre conta com um profissional de Visual Merchandising para cuidados com a imagem dos produtos, além de um influenciador digital e uma organizadora exclusiva para degustações. São oferecidas ainda palestras e oficinas semanais.

A Exposição Prateleira Colaborativa expõe e comercializa produtos naturais, artesanais, veganos e orgânicos, além daqueles sem glúten e sem lactose. O local do evento é no Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana, zona sul do Rio.

Para participar, basta apenas que a produção seja artesanal, orgânica e sustentável. Marcos diz que foi um desafio conseguir juntar um grupo grande, mas conseguir trazer produtores artesanais de outros estados foi uma grande vitória. Ele termina dizendo que, para o sucesso do projeto, a presença do público é fundamental e convida a todos para participar, conhecer e consumir os maravilhosos produtos artesanais expostos, aderindo à cultura da alimentação saudável e sustentável.

Prestigiem!

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 21h.

Endereço: Av. Atlântica, 4240, no primeiro piso – Hall de entrada pela Av. Nossa Senhora de Copacabana, Rio de Janeiro/RJ.

Para mais detalhes, siga a Exposição Prateleira Colaborativa no Instagram.

Compartilhem, divulguem essa ideia.

 

    Feira do Artesão
    Feira do Artesão
    Precisando de: Doações
    Localização
    Contato
    Apoio
    Prateleiras colaborativas
    Prateleiras colaborativas
    Localização
    Contato
    Apoio
Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas