Curta brasileiro que venceu festival na Argentina segue com exibições gratuitas e itinerantes
O premiado documentário sobre desaparecimentos forçados foi viabilizado através de uma emenda parlamentar
O filme brasileiro de roteiro e direção de Laís Dantas, premiado na Argentina e vencedor do 12° Festival Internacional de Cinema Político, FICiP, em Buenos Aires, produzido pela Quiprocó Filmes e apresentado pelo Fórum Grita Baixada (FGB) e pelo Observatório Fluminense da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, será exibido gratuitamente na nesta terça-feira (05), em Seropédica.
O curta Desova foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar de 2020, de autoria Marcelo Freixo, ex-deputado federal e atual Presidente da Embratur, e tem o apoio da Fundação Heinrich Böll.
A produção já foi exibida em diversas salas por lugares diferentes no Rio de Janeiro. Agora, vai acontecer mais uma exibição e você não pode perder!
De acordo com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (URFPE), de 2016 a 2020, a região da Baixada Fluminense teve ao menos 361 casos de desaparecimentos forçados e o município do Rio somou 417. Os dados são de pesquisa inédita feita pelo Fórum Grita Baixada, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Os dados preliminares foram divulgados em 30 de agosto deste ano, para marcar o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010.
Assim, Desova busca compreender as dinâmicas dos desaparecimentos forçados de pessoas, que incluem técnicas do Estado em sumir com corpos, bem como a tentativa de mães e familiares das vítimas em lidar com esse trauma.
Próxima exibição
Dia: 05/12, terça-feira
Horário: 18h30
Local: Auditório Gustavo Dutra, UFRRJ, Km 07, Zona Rural, BR-465, Seropédica – RJ.
Faixa Etária: 14 anos
Entrada gratuita.
Após todas as exibições acontecem uma roda de conversa ou debate sobre o filme, dessa vez estarão:
- Amanda Gabrielle – Pesquisadora do PPGCS-UFRRJ
- Nalayne Pinto – Socióloga e Professora do DCS/UFRRJ
- José Claudio Alves – Sociólogo e Professor do DCS/UFRRJ
- Joseane Martins – importante liderança da Baixada Fluminense.
Não percam!
E, se você tem o desejo de levar o filme para sua comunidade, organização, espaço comunitário ou projeto social, é só agendar entrando em contato através do e-mail fgbaixada@gmail.com, colocando no assunto: “Exibição do documentário Desova”.