RecriAR ações para o meio ambiente e a sustentabilidade

O RecriAR Voluntários Sustentáveis é um projeto que busca a promoção da consciência ambiental, a sustentabilidade, a recuperação de áreas degradadas e a diminuição do processo de poluição.

14.07.22

Roberto Guião, professor da UNIFOA, Centro Universitário de Volta Redonda, voluntário do grupo, responsável pela Dr. Catador, empresa de compostagem, e pelo CEA, que sediou o comitê do RecriAR, do qual ele também é voluntário, participou do evento Tempo de Plantar 2021, e fala sobre o nascimento e evolução do RecriAR. 

“O movimento começou com alunos do Curso de Engenharia Ambiental do UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, em 2018, quando participamos do Dia Mundial da Limpeza, limpando rios e córregos em alguns trechos da cidade. O movimento cresceu e se transformou nesse grupo de voluntários que vem apoiando sistematicamente para que várias ações sócio ambientais possam existir. Estamos sempre disponíveis para participar e ajudar em eventos desse cunho.”

No dia 5 de dezembro de 2021, o RecriAR representou o movimento regenerativo Tempo de Plantar, que estimula o plantio de árvores na época das chuvas, entre outubro e março.  O Templo de Plantar incentiva a formação de comitês para ser realizado o plantio de uma milhão de árvores em um único dia, que acontece no primeiro domingo do mês de dezembro.

O RecriAR representou Volta Redonda, Região Sul Fluminense nesta ação, com a participação de 60 voluntários tendo um resultado de 70 mudas de árvores plantadas no entorno das dependências do Clube dos Funcionários da CSN, na mesma localidade. 

Eu estive lá registrando tudo.

Confira a matéria:

Tales Profeta Gama, popularmente conhecido como Profeta, engenheiro ambiental, empresário e um dos fundadores do movimento, fala sobre o RecriAR Voluntários Sustentáveis.

“O grupo representa a união do bem, ninguém olha a quem está ajudando, mas sim o todo. Todos nos beneficiamos dessas ações, pessoas próximas e pessoas que não conhecemos também. Geramos união e um movimento social muito importante de amizade, de conhecimento, sobretudo de educação e conscientização ambiental. Esse é o maior foco do grupo. O RecriAR é um movimento natural, bonito e de muita energia positiva. Quero espalhar essa energia não só aqui, em Volta Redonda, mas para todo o Brasil. 

Neuza Nascimento: Quais são as atividades e ações do RecriAR Voluntários?

Profeta: As atividades são de educação ambiental, palestras e plantio de mudas. Planejamos 12 ações por ano, sendo, quatro de maior impacto, e nos outros períodos realizamos ações menores. Anualmente realizamos uma ação no Dia Mundial da Limpeza, sendo nossa primeira ação, e é a que agrega maior número de pessoas. Nesse dia realizamos a limpeza de rios e córregos e palestras de educação ambiental. Costumamos entrar no leito do rio Cachoeirinha e rio Brandão, rios aqui de Volta Redonda que são acessíveis e de leito baixo. Neles não são despejados esgoto in natura. 

Uma parte do grupo tira o lixo do leito, e isso causa impacto visual, e outros voluntários ficam nas margens promovendo a educação ambiental. As pessoas passam e veem a gente no rio limpando, ficam curiosas e perguntam o que está acontecendo. Então, é a deixa para os voluntários explicarem a importância de manter o leito do rio limpo.  Nesse momento, aproveitam para aplicar sobre educação ambiental, ensinando como descartar o lixo corretamente, informando quais dias e horários o caminhão de lixo recolhe material reciclável nas ruas de cada um, entre outras informações úteis. 

Em suma, fazemos uma promoção para conscientizar a população e, ao mesmo tempo, durante a conversa, percebemos como podemos melhorar nossa comunicação com a população, o que o poder público não consegue atingir, ou não tem interesse, nós queremos de alguma forma estar suprindo. Procuramos também estender essas ações para as comunidades mais afastadas, com pouco ou nenhum acesso à informação, apesar de muita gente não se preocupar com o que está acontecendo lá. 

Profeta continua e diz que está pra sair um Projeto de Lei no Estado do Rio de Janeiro, para que a Educação Ambiental seja obrigatória nas escolas, e ele acredita que é fundamental e que isso já deveria ter acontecido há muito tempo.

Neuza Nascimento: Como acontecem as palestras?

Profeta: As palestras são sempre objetiva e direcionadas, por exemplo, no Dia das Crianças, todas as atividades são voltadas para cativar o público infantil. O plantio é conduzido de maneira diferenciada, contando historinhas e fazendo brincadeiras. A ideia é adaptar a ação ao público alvo do dia para facilitar o aprendizado. 

Mais depoimentos

Fausto Junior, diretor do Clube dos Funcionários da CSN, voluntário do RecriAr e um dos idealizadores do CEA – Centro de Educação Ambiental de Volta Redonda, fala sobre o Clube dos Funcionários e a importância das ações realizadas nas dependências dele. 

“Estou chegando ao RecriAR agora, e receber esse grupo de voluntários aqui no clube para fazer o plantio de árvores, foi um grande privilégio. O Clube dos Funcionários é um espaço multidisciplinar para justamente tratar todas as questões de sustentabilidade. E o clube, como um todo, é um pedacinho de floresta urbana, temos um remanescente florestal, muitos animais e uma fauna muito rica. O RecriAR vem para somar, implementar sustentabilidade e levar isso como contrapartida para sociedade.”

Beatriz Alves de Oliveira, uma das coordenadoras e cofundadora do RecriAR, diz que, além da questão ambiental, durante os eventos, também já levaram palestras educativas para empresas, como, por exemplo, a Cooperativa de Catadores de Reciclados, de Pinheiral, município carioca. Lá realizamos uma palestra específica sobre reciclagem, e estamos abertos para convites de outras empresas de outros ramos, pois quando se fala de sustentabilidade, de reciclagem e meio ambiente, quanto mais pessoas receberem informações, melhor será para o Planeta Terra

Mais ações:

Durante o plantio, o professor da IFRJ – Instituto Federal do Rio de Janeiro, José Arimathéia de Oliveira, voluntário do RecriAR, morador de Volta Redonda, deu uma pequena palestra para o grupo. Ele falou da situação de Volta Redonda, mas poderia estar falando de qualquer outra cidade brasileira, já que o nível de poluição tem aumentado muito nos últimos tempos, senão em todas, na maioria das cidades.

Confira:

“Nem sempre nos sentimos corresponsáveis por tudo o que está acontecendo, vivemos numa cidade extremamente poluída onde o índice de poluição na atmosfera é muito grande. Temos algumas ferramentas para minimizar esse impacto, e uma delas é as florestas. A árvore, quando formada, tem uma capacidade reter a poeira nas folhas porque, como nós, ela transpira, e com isso as folhas, quando úmidas, principalmente durante a madrugada, por conta do orvalho, retém a poeira. Daí a importância de nós plantarmos uma árvore perto de casa, se quisermos melhorar um pouquinho nossa qualidade de vida. 

Existem vários benefícios no plantio de árvores, especialmente aqui em Volta Redonda, como, por exemplo, diminuição da poeira circulante na atmosfera e a variação de temperatura, dentro e fora da sombra ou de uma floresta; além de elas serem utilizadas como moradia de diversas espécies nativas, que convivem conosco na cidade, já que as expulsamos da casa delas com as construções. 

Quando se planta uma muda de árvore na praça do seu bairro ou na calçada da sua casa, além de você contribuir para que pássaros, morcegos, abelhas e diversas outras espécies tenham alimento, permite que eles sobrevivam e que vivam no mesmo espaço conosco. Já que eles não têm muita opção de destino. 

O movimento que o RecriAR está fazendo com parceiros é muito importante, pois esse plantio, foi mais uma tentativa de devolver um pouco do que tiramos da natureza.”

Parcerias do RecriAR na execução do evento

Clube dos Funcionários

Imperiales Paisagismo

Dr. Catador 

Apoio Summersanduiche

Seja um voluntário e siga o RecriAR no Instagram e Facebook

    Lixo de Praia
    Lixo de Praia
    Precisando de: Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
    Movimento Lixo Zero
    Movimento Lixo Zero
    Localização
    Contato
    Apoio
Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas